quinta-feira, 5 de abril de 2012

Agradecimentos prévios à J.W. Goethe


      Todos têm um livro que se encaixará perfeitamente em nós e nós nele. Pode ser a coisa mais banal ou também pode ser a transcrição da própria alma. No que já pude ler desse livro, Goethe me mostrou nada mais nada menos do que a mim mesmo. É como olhar num espelho sombrio escurecido pela sua própria áurea negativa. Werther e eu somos parecidos que chegamos a ser um só, se não a mesma pessoa. “É como ler a sua alma” Talvez ela tenha razão. Ou quando ela ler isso irá dizer: “É claro que eu tenho razão.”
      Por fim, depois de ter fugido um pouco do foco desse post, volto a agradecer a Goethe por ter sintetizado essa obra. Os sofrimentos dele parecessem tão reais que podem ser reconhecidos em mim. Vou ser sincero com você, leitor, que tenho medo do final dele. Goethe se salvou pela bala do teu herói, mas e eu? Serei salvo pelo que? Essas perguntas não podem nem ao menos ser respondidas agora. Falta muito para que os nossos finais se encontrem.